segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
Fluence GT de 180 cv chega por R$ 79.370
Carro "de imagem" vem com a assinatura Renault Sport e visual mais invocado
por LUÍS PEREZ, enviado especial a Indaiatuba (SP)
A Renault lança no Brasil uma versão apimentada de seu sedã médio. O Fluence GT chega equipado com motor 2.0 16V turbo de 180 cv de potência, apostando em seu know-how de motores da Fórmula 1 para "vender" o carro com a assinatura da Renault Sport, divisão responsável pela preparação de modelos esportivos da marca na Europa. Comercializado em pacote único, o primeiro turbo da marca no país custa R$ 79.370.
"O segmento de sedãs médios foi um dos que mais cresceram no Brasil em 2011 e em 2012. Apesar da variedade de modelos atualmente disponível, a maioria oferece apenas look esportivo, sem significativas alterações mecânicas, o que não é o caso do Fluence GT, que deve atender ao consumidor que não abre mão de desempenho e segurança", afirma o Frédéric Posez, diretor de marketing da Renault do Brasil.
O objetivo é vender 70 unidades mensais. Segundo Carlos Henrique Ferreira, diretor de Comunicação da Renault do Brasil, "por mais que sejam volumes baixos, são volumes e têm condições de trazer novos clientes para a marca". Além disso, agrega à marca a imagem de um produto de alto desempenho.
Renault Fluence GT: objetivo de 70 unidades por mês
A marca francesa apresenta o modelo em uma pista em Indaiatuba (SP), com direito à presença do piloto Bruno Senna, que disputa no domingo (25) o GP Brasil de F-1. Seu propulsor é o mesmo do Mégane GT europeu. Com o turbo “twin-scroll”, compacto e de última geração, quase 80% do torque (força) de 30,6 kgfm já está disponível a partir de 1.500 rpm. O torque máximo surge a 2.250 rpm. Assim o modelo fica à frente de Mitsubishi Lancer GT (20,1 kgfm), Peugeot 408 THP (24,5 kgfm) e Jetta TSi (28,5 kgfm). Segundo a Renault, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atinge 220 km/h de velocidade máxima.
Carpress avaliou o modelo em pista e aprovou seu comportamento dinâmico. O carro empolga como exemplar que vai além do visual para entregar de fato um desempenho esportivo. Mesmo nas situações mais extremas, o modelo se mostrou "na mão" do motorista. Mas é impossível não observar que itens sisudos inerentes aos sedãs se misturam de forma estranha a esportivos, a começar pelo velocímetro digital no mostrador circular bem à frente do motorista.
Entre os destaques do modelo está a nova caixa de câmbio com um diferencial de relação mais longa. Com essa alteração, todas as relações finais de marchas foram amplificadas, otimizando o aproveitamento do maior torque do motor e privilegiando o comportamento esportivo. A sexta marcha faz diferença na estrada, pois permite que o motor trabalhe em regimes menores de rotação, com menor ruído e menos consumo de combustível. A mudança incluiu alteração na embreagem, que passou a usar um disco de 240 milímetros.
Com pneus na medida 205/55 R17, o Fluence GT é equipado com suspensão independente na dianteira, do tipo McPherson. Na traseira, o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. Todo o sistema, incluindo os amortecedores hidráulicos telescópicos e as molas helicoidais, é específico da versão GT e foi calibrado para garantir um toque esportivo sem deixar de lado o conforto na cidade. A altura da carroceria em relação ao solo é a mesma das versões "normais", mas o spoiler reduz a distância entre a carroceria e o chão em 4 centímetros.
Diversos detalhes diferenciam a versão, por dentro e por fora
Há diversas mudanças visuais, como dianteira com spoiler integrado ao para-choque, logo abaixo da entrada de ar frontal, assim como os faróis de neblina, circundados por moldura cromada. Na traseira existe um discreto aerofólio incorporado à tampa do porta-malas. O escapamento cromado é envolvido pelo extrator de ar na cor preta, logo abaixo do para-choque. Suas rodas de cinco raios têm 17 polegadas e design exclusivo. Retrovisores e maçanetas são na cor Dark Metal. Abaixo da lanterna do lado direito, há o emblema "GT Renault Sport".
Dentro também há detalhes específicos. O quadro de instrumentos é exclusivo, com conta-giros analógico e velocímetro, marcadores de nível de combustível e de líquido de arrefecimento digitais. Os bancos, de couro com costura vermelha, oferecem apoios laterais reforçados. Nos apoios de cabeça, estão grafadas as letras "GT". Pedaleiras e soleiras das portas são de alumínio.
Top de linha
De resto, o modelo chega recheado de itens de segurança, como ESP (programa eletrônico de estabilidade), ASR (controle de tração), além de freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da frenagem) e AFU (auxílio à frenagem de urgência). O carro traz seis airbags de série – dois frontais, dois laterais e duplos tipo cortina, totalizando oito pontos de proteção aos ocupantes.
Conectividade inclui sistema de navegação desenvolvido especialmente para a Renault pela empresa TomTom , com tela de 5 polegadas integrada ao painel e acessível por controle remoto via Bluetooth. Como um top de linha, o carro traz ar-condicionado com dual zone, CD Player MP3, teto solar elétrico com sistema antiesmagamento, faróis de xenônio com regulagem de altura, entre outros itens. O modelo chega nas cores branco Glacier, vermelho Fogo e preto Nacré.
Agradeço a equipe de marketing da Renault pelo retorno ao lucro obtido em nosso país
Fonte: http://carpress.uol.com.br
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)